Garrafa que transforma ar em água
Imagine uma garrafa capaz de captar a humidade do ar, condensá-la e armazená-la como água potável. Esta é a promessa da Fontus, uma criação dos jovens Kristof Retezár, Brian Winters, Bojan Masirevic e Paul Schmalzl.
Esta garrafa de nome Fontus tem um pequeno ventilador que aspira o ar do ambiente e passa por um filtro especial capaz de pressionar o ar para dentro das câmaras de condensação. Aí, pequenos refrigeradores condensam a humidade e armazenam a água na própria garrafa. Há dois modelos disponíveis: a Fontus Airo, unidade autónoma que usa energia solar e se liga à garrafa através de USB, e a Fontus Ryde, para levar na bicicleta. Nos testes realizados, o aparelho conseguia produzir até meio litro de água potável em uma hora, variando este valor consoante o nível de humidade do ar.
A criação dos três amigos, está à procura de financiamento numa campanha de "crowdfunding" e já ultrapassou o valor definido.