Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

Automóveis com controlo remoto

08.12.15 | Zé Gato

O test drive de um topo de gama é sempre uma experiência marcante para quem valoriza a tecnologia e o mundo automóvel. Nestes casos a experiência começa mesmo antes de entrarmos no carro: um carro com controlo remoto.

 

2015-09-16-BMW_730d-131.jpg

 

Um dos veículos com esta tecnologia no mercado nacional é o BMW série 7: o estacionamento remoto, ou seja, sem ninguém a bordo. Ainda não é desta que vai poder deixar o seu carro à porta do restaurante e deixá-lo procurar um lugar, mas esta funcionalidade vai ser útil, por exemplo para estacionar ou retirar o carro de lugares apertados, onde não há espaço para abrir as portas. Na prática, cabe ao condutor “apontar” o carro para o lugar de estacionamento, já que o veículo limita-se a andar para a frente e para trás, fazendo apenas pequenas correções de direção. As câmaras com cobertura de 360 graus e o radar permitem evitar choques nestas e noutras manobras.

 

Range-Rover-controle-remoto.2-620x413.jpg 

Uma outra proposta ainda em fase de protótipo experimental, é o Range Rover que tem a possibilidade de controlar o veículo a partir de fora do carro: através de uma app, sincronizada com o carro, conseguimos controlar, direção, travões, acelerador e mudanças, desde que não ultrapassemos os 6 Kmh e não nos afastemos mais de 10 metros do carro.

 

range-rover-sport-control-remoto.jpg

 

Há ainda outras funcionalidades pré-definidas, como a inversão de marcha, em que o carro faz a manobra completamente sozinho. Ou ainda, em todo terreno, em que o condutor pode ser condutor e spotter, para perceber se estamos a percorrer o trilho correto. Um verdadeiro carro com controlo remoto...