Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

A Formula 1 dos carros autónomos

07.08.16 | Pedro D.

O futuro das corridas automóveis parece estar a chegar mais depressa do que se imaginava, com a Formula E a promover a criação de uma Roborace de carros eléctricos sem condutor, a começar já na época 2017-2018. 

 

Já é tempo de ficarmos a conhecer como serão esses carros. Tal como a F1 vai contribuindo para a evolução da tecnologia automóvel, de forma directa e indirecta, o objectivo é que a Roborace também ajude a acelerar o desenvolvimento das tecnologias necessárias para os veículos autónomos sem condutor.

 

robocar2.0.0.jpg

 

O carro que vemos nas imagens será já bastante próximo dos carros reais que veremos a competir nesta prova, e que estarão repletos de sensores - câmaras, radar, LIDAR, GPS, etc - que parecem ter conseguido ser integrados de forma bastante discreta e eficiente. Para processar essa gigantesca quantidade de informação teremos um verdadeiro super-computador compacto, o Drive PX 2 da Nvidia, capaz de processar 8 teraflops... brutal, não é!?

 

As equipas de certeza que irão contactar os criadores dos jogos de corridas de automóvel, já têm experiência na criação dos sistemas de inteligência artificial que usam nos seus jogos.

3 comentários

Comentar post