Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

Vale a pena investir em uma câmera 360 graus?

samsung-360.jpg

As câmeras 360 graus estão cada vez mais populares, principalmente com mais opções para compartilhar as imagens em redes sociais. Os aparelhos registram fotos e vídeos de todas as direções ao mesmo tempo, oferecendo uma sensação de imersão no resultado. 

 

Mas, antes de investir num modelo 360º é importante analisar os prós e os contras da tecnologia e verificar se vale a pena comprar uma 360º. Apesar da curiosidade pelo novo modelo de câmera, o preço ainda é alto e ainda há poucas fabricantes, entre as mais conhecidas, a venderem opções panorâmicas.

 

Prós

1 – Imagens de alta qualidade

A maioria das câmeras 360 graus grava em 4K. Além de gerar um vídeo ou uma foto mais nítida, com captura de detalhes, as configurações também permitem ressaltar a sensação de imersão ao ver  o resultado de um vídeo em um dispositivo de realidade virtual, por exemplo. 

 

2 – Lentes grande angular

Para garantir um maior campo de visão durante fotos e gravações, as câmeras 360º dispensam as lentes convencionais utilizadas em aparelhos DSLR com modo panorâmico, por exemplo. Assim, os modelos têm lentes grande angular, parecidas com as oferecidas nas câmaras de acção, para um resultado diferente e melhor.

 

3 – Dispositivos VR compatíveis

No caso de vídeos, a melhor opção para conferir o resultado da gravação em uma câmera 360º é um dispositivo de realidade virtual. Apesar de ser um acessório extra, o ponto é positivo pois já existem no Brasil diversos gadgets com a tecnologia.

 

4 – Recordação diferente

Já imaginou gravar cada detalhe de uma cidade ou país que visitou nas férias sem montar um tradicional álbum de fotos?  As câmeras com gravação panorâmica fazem imagens diferentes e são recordações divertidas. É possível, por exemplo, fazer uma única foto no Cristo Rei e mostrar todos os detalhes da cidade em volta.

 

Contras

1 – Design

Não importa qual a fabricante da câmera 360º, a maioria dos dispositivos não oferece um design prático. Diferente de action cams como a GoPro ou a TomTom Bandit, os modelos não podem sem considerados “de bolso” e funcionam melhor com a ajuda de tripés acoplados na estrutura, o que inclui um acessório a mais no equipamento. Normalmente, os dispositivos são redondos com mais de uma lente, o que impede o usuário de segurar da mesma forma que outros aparelhos.

 

2 – Uso específico / Poucos modelos /  Preço

Como o nome da categoria já diz, as câmeras 360 graus são feitas para filmar e fotografar neste modo. Mesmo que algumas ofereçam configurações para time lapse ou slow motion, os aparelhos não são indicados para fotografar uma viagem de forma tradicional.

 

Apesar da curiosidade do público com as câmeras 360º, os principais fabricantes parecem ainda não se ter interessado pela tecnologia no mercado nacional. Como há poucos modelos lançados no mercado, ou seja, pouca concorrência, os preços das câmeras 360º ainda são altos.