Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

O que mudou no Nokia 3310 original para o de 2017?

nokia3310-4.jpg

 

Muitos ficaram curiosos para ver o novo Nokia 3310 que foi apresentado em fevereiro. Este novo 3310 não é nenhum smartphone topo de gama, mas mesmo assim, é um dos mais procurados nos sites de venda online, muito por causa da sua história: lançado em 2000 e detentor do recorde do telemóvel mais vendido da história (126 milhoes de unidades). Agora tenta caçar um público saudosista e sem pretensões a topos de gama que não cabem nos bolsos das calças. Basta lembrar que, na América Latina, 40% dos telemóveis vendidos ainda é 2G, ou seja, existe um mercado vasto para aparelhos assim. Se ele mantiver o preço de 49 dólares, vai ser um sucesso de certeza.

 

Mas afinal, o que muda no 3310 de 2017?

 

Para começar, o design. Ainda tem apontamentos do clássico, mas tem um visual mais limpo. O corpo é mais arredondado. O teclado retroiluminado também é mais moderno, com teclas maiores e mais arredondadas. E o peso? Que grande diferença! 79,6 gramas do de hoje contra 133 gramas do original. 

 

Mas a tecnologia própriamente dita qual é a diferença? No antigo, tínhamos um toque monofônico. O "novo", dá para colocar músicas em MP3 como toque. Funções como a calculadora ou as anotaçoes curtas eram algo que enchiam os olhos de todos naquela época. No ano 2000, as telas eram completamente diferentes das de hoje. O original tinha uma tela monocromática que só podia exibir 5 linhas de texto. Na época um verdadeiro sucesso. O novo tem um display QVGA de 2,4 polegadas com resolução de 240 x 320 pixels. 

 

E a "famosa" bateria que parecia interminável? A de agora tem 1200 mAh em íons de lítio, que asseguram 22h de ligações ininterruptas ou 31 dias em espera. A de 2000 era de 900 mAh níquel-cádmio, que assegurava o aparelho por dois dias inteiros em standby.

 

O novo tem ainda, uma entrada para headphones, rádio FM e porta Micro USB 2.0 para carregamento e para transferência das fotos e músicas que podem ser armazenadas nos 16 MB de memória interna. Sim, é pouco, mas olha só: ele tem entrada para cartões microSD de ate 32 GB! A câmera única, traseira, é de 2 MP, faz fotos e vídeos, e tem flash LED que também pode ser usado como lanterna.

 

Enquanto o 3310 antigo era um sonho de consumo de todos os que estavam a começar a vida sem fios, o 3310 actual é feito para quem se quer manter ligado sem correr o risco de assaltos ou perder muito dinheiro com o furto de um aparelho muito caro....