Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

Motocicleta da Honda equilibra-se sozinha

motocicleta-equilibrio.jpg

 

O conceito de motas que se equilibram sozinhas não é novo. Mas agora a Honda deu-lhe uma nova visão: se já andou de mota sabe que os veículos de duas rodas equilibram-se bem quando estão em alta velocidades, mas quando está a andar mais devagar, o equilíbrio torna-se um desafio, a menos que sua mota tenha a nova tecnologia experimental da Honda, chamada Riding Assist.

 

Baseada na tecnologia desenvolvida para o robô ASIMO da Honda e para o uniciclo UNI-CUB, o Honda Riding Assist não utiliza giroscópios tradicionais para se equilibrar, já que eles adicionam muito peso ao veículo.

 

Em vez disso, quando a mota da Honda quando está a mover-se a velocidades menores do que cinco quilômetros por hora – quando você está tirando ela da garagem ou saindo de um sinal vermelho, por exemplo – o ângulo do garfo dianteiro se abaixa automaticamente para ajudar a melhorar a estabilidade. Ao mesmo tempo, são feitos ajustes de direção na roda dianteira para garantir que a moto sempre mantenha seu equilíbrio – com ou sem um piloto a bordo.

 

 

Não há nenhuma previsão para a tecnologia se tornar disponível nas motocicletas da Honda. Mas ajuda a explicar o porquê empresas gastam tanto dinheiro em projetos de pesquisa e desenvolvimento como o ASIMO ou a UNI-CUB, permitindo criar novas e únicas soluções que um dia podem estar disponível para os consumidores.

 

via: Honda