Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

Medalhas Olimpícas de Tóquio serão feitas com material reciclado de smartphones

medalha.jpg

 

A reciclagem de celulares descartados é um tema de grande importância em um mundo que se preocupa com as mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta. Tanto que a Apple até criou um robô (o Liam) para desmontar os smartphones da marca e separar todos os seus componentes.

 

 

E como alguns dos componentes dos smartphones usam ouro, prata e bronze, o comitê olímpico japonês resolveu aproveitar isso para fabricar as suas medalhas com material reciclado.

 

Desde o início que o Japão se preocupa em realizar umas olímpiadas diferentes em 2020. Agora, segundo o The Japan Times, o governo está a pedir que cidadãos deêm os seus telemóveis velhos, para que se possa usar o material na confecção das medalhas que serão atribuídas aos atletas. O projeto foi divulgado ainda em julho do ano passado, mas só agora se tornou real. 

Será a primeira vez que as peças serão feitas com material 100% reciclado. Nas olimpíadas do Rio, foi usado 30% de material  reciclado. Além de ser uma ótima mensagem ecológica, para o Japão é economicamente excelente. 

 

Mas a tarefa não será fácil: para fundir as 5.000 medalhas previstas, serão necessários milhões de telemóveis. Por isso, o comitê olímpico fez parceria com a NTT Docomo (a maior operadora do país) e o Centro de Saneamento Ambiental do Japão para ajudar na colecta.

 

via: The Japan Times