Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

GADGET MAN

Tecnologia para pessoas...

A tecnologia por detrás dos tênis da Nike que se atam sozinhos

hyperadapt.jpg

 

Lembra-se dos ténis que apareciam no "Regresso ao Futuro II"!? Já é possivel ter uns ténis que se atam sozinhos como no filme. Mas sabe como é que funciona? Pois é, os tipos da Mindtribe, uma empresa de engenharia de São Francisco, também não. A diferença é que eles podem-se dar ao luxo de destruir uns ténis de 700 dólares - o HyperAdapt, da Nike - e descobrir o misterioso sistema por trás da tecnologia.

 

A equipe da MindTribe decidiu investigar o que estava por trás do sistema de aperto automático compacto do HyperAdapt e, observando as peças internas do calçado, chegaram a algumas conclusões que podem apontar o que vem pela frente nesse tipo de tecnologia. Uma das peças, por exemplo, era um “conector periférico, que tem vários pinos desocupados e até um cabeçalho de três pinos saindo dele, sem nada conectado na outra ponta”. A sugestão da empresa de engenharia é que isso poderia ser indício de um sistema modular com periféricos ainda por vir.

 

A inspeção da MindTribe encontrou ainda um processador móvel ARM Cortex M4, usado principalmente em microcontroladores. A presença deste circuito integrado também pode apontar para algum complemento da tecnologia, já que é um tanto potente para um “simples” tênis que se atam sozinhos.

 

Umas luzes LED indicam quando eles precisam ser recarregados. Cada recarga, segundo a Nike, leva por volta de três horas, e a autonomia é de cerca de duas semanas. Para fazer a recarga, basta colocar um suporte magnético parecido com os dos smartwatchs.

 

via: techcrunch